“Nhó Nani”, de seu nome Eduardo José Barros, nasceu em Angola no ano de 1963, mas viveu toda a sua vida em S. Lourenço, na Ilha do Fogo - Cabo Verde.
Eduardo começou cedo o seu percurso musical já na Ilha do Fogo iniciando-se na viola de 10 corda, cavaquinho e guitarra, isto com apenas 10 anos de idade. Mais tarde elegeu o violino como instrumento e paixão e toca-o há já mais de 30 anos.
Viveu desde 1984 até 2003 na Ilha do Sal, mudando-se posteriormente para a cidade da Praia onde vai animando as noites de bares e discotecas tais como o "Fogo de África", "5al da Música", entre outros.
A sua participação não se fica apenas pela capital, pois já actuou em quase todas as ilhas de Cabo Verde, Angola, Portugal, EUA, Espanha e França.
É um dos maiores e mais prestigiados músicos do actual panorama musical de Cabo Verde e sem dúvida eleito como o melhor violinista das ilhas.
Actualmente editou apenas um album intitulado “Nhó Nani”, produzido musicalmente por Hernany Almeida, com a participação dos músicos N´Dú na Bateria, Mané Calote na Guitarra, Valter Cardoso no Cavaquinho, Hernany nas Guitarras Baixo e de 12 cordas, Nhó Nani no Violino e foi gravado no Kapital Estúdios na Praia por Zunga Pinheiro.
Este álbum instrumental percorre vários estilos musicais tradicionais de Cabo Verde, como a Talaia Baxu, Braga Maria, Bandera, Coladera, Morna, Mazurka e Funaná. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.
View All
Minimize