CANTO PARA OMOLU - OBALUAYÊ - Orquestra Afro-Brasileira

Viewed 0 times


Print this lyrics Print it!

     
Page format: Left Center Right
Direct link:
BB code:
Embed:

CANTO PARA OMOLU - OBALUAYÊ Lyrics

We don't have this lyrics yet, you can help us by submit it
After Submit Lyrics, Your name will be printed as part of the credit when your lyric is approved.

Submit Lyrics

Lyrics provided by LyricsEver.com
Há 75 anos, um copista da Rádio MEC, responsável por transcrever partituras aos músicos da emissora ligada ao governo, decidiu que havia chegado a hora de fundar o seu próprio grupo musical. Chamado Abigail Moura, o mineiro de 37 anos foi para o Rio de Janeiro com a intenção de viver daquilo que mais gostava: música.


Com noções de percussão e trombone, além do conhecimento de orquestração adquirido durante seu trabalho na rádio, Moura uniu o erudito dos grandes maestros que por ali passaram com seu repertório religioso e musical negro. Nascia assim naquele ano a Orquestra Afro-Brasileira, pioneira, desafiadora e cuja influência é sentida em músicos de hoje.


“Alguns eruditos, como Villa-Lobos, tentavam colocar a percussão da música negra em suas orquestras, mas ela ficava atrás, deslocada. O Abigail mudou isso. Era tudo junto”, lembra aoNexo o instrumentista Carlos Negreiros, único membro vivo da Orquestra Afro-Brasileira original. “Ele sempre dizia: ‘O tambor é soberano’. A música era centrada no tambor e os cantos nas religiões afro-brasileiras. Isso não existia antes.”


Para seu agrupamento, Abigail Moura chamou músicos profissionais e amadores que assumiram instrumentos raramente colocados lado a lado. As percussões incluíam versões tradicionais de instrumentos ligados à religião, como um trio de atabaques chamados pelo candomblé de nação Jeje de rum, rumpi e lê; um urucungo (similar a um berimbau), angona-puíta (uma espécie de cuíca mais grave), afoxé, ganzá, e os metálicos agogô, gonguê e adjá. Complementando a formação de concerto, entram instrumentos associados ao jazz americano, como saxofones, clarinetes, trombones e trompetes.

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/11/18/quem-foi-abigail-moura-o-maestro-da-pioneira-orquestra-afro-brasileira
© 2025 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida. Read more on Last.fm. User-contributed text is available under the Creative Commons By-SA License; additional terms may apply.

View All

Orquestra Afro-Brasileira